O que é?

A Colmeia entende que a orientação vocacional/profissional é um direito de todos os jovens que em momentos específicos de suas vidas querem pensar sobre o seu futuro, fazer escolhas e planejar ações para realizarem seus sonhos. Desde sua fundação em 1942  ajudou milhares de jovens no seu processo de escolha profissional, mas um grande desafio desta área tem sido falar de sonhos profissionais:
Com jovens que vêm a escola como um lugar chato?
Com jovens que abandonaram os estudos ou estão muito atrasados?
Com jovens que não dispõe de recursos financeiros para investir?
Que pensam em ser médicos, dentistas, advogados, mas não tem dinheiro para a  condução?
Será loucura ou uma alternativa para trabalhar com recursos limitadores que nem sempre são externos (dinheiro), mas muitas vezes são internos, são marcas de uma vida difícil, em que o jovem não vê alternativa de mudança, ficando fadado a aceitar o que a vida lhe oferecer, com muita sorte.
Queremos jovens que invistam sua energia, tempo e espaço em benefício próprio, tendo à sua frente objetivos a serem alcançados.

É justo oferecer orientação a todos os jovens que necessitam, mas é preciso agir urgentemente em prol dos que não se sentem escolhedores, mas escolhidos.
Precisamos criar estratégias bem pensadas para ajudá-los a ampliar suas possibilidades de escolhas e a realizá-las.
E também é imprescindível que ele permaneça na escola e conclua, minimamente,  o Ensino Médio para integrar o mercado de trabalho em melhores condições de permanência e ascensão.

Foco neste momento:
Garantir por lei aos alunos concluintes do ensino fundamental, do Município de São Paulo, acesso à orientação e informação profissional para que construam seu projeto de vida fortalecendo a relação entre educação e trabalho.


Incentivados pela rede Caminhos & Trilhas propomos Projetos de Lei que viabilizem ações concretas de orientação profissional.


Integre o nosso grupo participe deste blog!

 Orientadores Profissionais da Colmeia